NO AR
PEÇA SUA MÚSICA
das : às :
Hoje Domingo, 25 de Junho de 2017
DETALHE NOTÍCIA
IBAMA realiza apreensões em área de grilagem de terras no município de Juína

Publicado em  

19 de Maio de 2017

No dia 13 de maio, o IBAMA realizou vistoria em área de grilagem de terras na gleba Rio Preto, Fazenda Santa Rosa. A propriedade que possui mais de 1.340 hectares de floresta nativa foi invadida ainda em 2015 e têm sido alvo de intensa extração ilegal de madeira, desmatamento e grilagem.

A vistoria ocorreu no sábado, tendo em vista que o transporte da madeira ocorre principalmente nos finais de semana para evitar a fiscalização. A operação contou com nove agentes do IBAMA em resultou na apreensão de dois caminhões, um trator de esteira e 32,3 metros cúbicos de madeira in natura. Os responsáveis se evadiram do local ao serem avisados da fiscalização do IBAMA. Os bens foram apreendidos. A madeira foi doada à prefeitura de Juína.

Áreas de floresta tem sido alvos de grileiros em toda a região que retiram as madeiras comerciais, desmatam e plantam capim e comercializam os lotes por até 15 mil reais o alqueire (2,4 hectares).

A grilagem se tornou um meio de vida na região, pois é lucrativa. Embora não tenham título, a venda de áreas griladas e convertidas a pastagem não possui nenhum obstáculo, uma vez que há carência de informações quanto a documentação exigida e a crença de “um dia regularizar as áreas” Informa o Chefe da Unidade do IBAMA em Juína Evandro Selva.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -INPE o desmatamento na Amazônia Legal aumentou em 29% nos comparativos dos anos de 2015/2016, embora cada região tenha suas causas específicas devido as características regionais, a grilagem de terras (tituladas ou não) na região noroeste do estado do Mato Grosso tem sido o dínamo do desmatamento ilegal argumenta Lívia Karina Martins Superintendente do IBAMA em Mato Grosso.

Fonte: Juína News com Assessoria Foto por: Divulgação
Comentar Notícia
Nenhum comentário ainda,
seja o primeiro a comentar esta notícia.
2017 - Rádio Band FM Juina Todos Direitos Reservados